terça-feira, 17 de maio de 2011

Informática na Educação Especial

O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e autocapacitação. Os moradores do município de saquarema recentemente tem visto um certo investimento nas áreas tecnológicas junto as pedagógicas,porém os alunos com alguma deficiência são segregados.Estudos comprovam que as novas tecnologias usadas de forma correta podem trazer um grande desenvolvimento para os discentes da educação especial. Pesquisando descobriu-se que no sul do país a Educação Especial e as novas tecnologias caminham juntos. O Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) constitui um grupo de pesquisas, vinculado a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como meta a socialização do conhecimento construído pela equipe no decorrer de mais de 20 anos de sua existência, através da pesquisa, formação de recursos humanos e produção de softwares educativos, focalizando promoção da inclusão social e digital de pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs).Lançado dia 13/05/2010, no museu desta universidade, o livro: Tecnologias Digitais Acessíveis - organizado pela professora Dra. Lucila Maria Costi Santarosa, Débora Conforto, Liliana Passerino, Mara Lúcia Carneiro, Marilse Geller e Lizandra Estabel. Esta edição não será comercializada, e pedidos de distribuição gratuita serão analisados pelo e-mail lucila.santarosa@ufrgs.br

6 comentários:

  1. Seu blog trouxe uma notícia bastante interessante em termos de inclusão social, que faz respeitar os direitos dessa classe especial. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Achei seu blog interessantíssimo, porque trata de um assunto que mexe com todo sistema praticamente em resolvre questões em que vimos claramente que eles (o sistema), não resolvem. Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o seu blog, pois trata de um assunto que hoje é bastante buscado na área pedagógica, que é a E.E.
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  4. Olá Mariane, esta é uma realidade que esperamos acontecer em diversos locais do país é que possa realmente beneficiar aos discentes com necessidades especiais e também aos diversos alunos.
    Elisangela Vencionek Maganha Lara

    ResponderExcluir
  5. Temos muito ainda a aprender com os excepcionais. O que não se pode é achar que eles não são capazes e não querer investir, pois esta matéria prova completamente o contrário!!! Parabéns Mariane

    ResponderExcluir